sexta-feira, junho 25, 2004

|

Wishlist

No concerto em Nova Iorque, no Garden, que podem ver no dvd "Pearl Jam: live at the Garden", vi das versões mais fantásticas de certas músicas dos Pearl Jam.A versão de "I am mine" está horrível,parecendo que Vedder vomita a música tristemente, como quem está a sofrer e precisa de despachar a coisa.Presenteia-nos então com um belíssimo "Black" em que o guitarrista atinge o seu clímax,com uma força orgásmica. "Betterman", cujo público não permitiu a Vedder que cantasse, sendo o próprio público a executar a tarefa do canto;"Daughter",numa versão não muito especial até que aparece o grande Ben Harper que grita aos céus,de braços erguidos "I can change the world...with my own two hands;make it a better place...with my own two hands...". Bebe-se entao "a fresh bottle of wine" e fuma-se um cigarrinho... de repente Vedder irrompe a multidão com o verso "she lived down the curve in the road..." A fantástica e extasiante "Crazy Mary". Tudo o que é sentimento é depositado naquela música, enquanto a wild-eyed Mary is rising above us all...As músicas não estão pela ordem dos dois discos,mas tudo isto vai terminar na que mais me agrada neste dvd...mas que aviso que não é a minha música preferida,embora permaneça como uma das... "Wishlist". Depois de uma wishlist bem lida:

I wish I was a neutron bomb, for once I could go off
I wish I was a sacrifice but somehow still lived on
I wish I was a sentimental ornament you hung on
The Christmas tree, I wish I was the star that went on top
I wish I was the evidence, I wish I was the grounds
For 50 million hands upraised and open toward the sky
I wish I was a sailor with someone who waited for me
I wish I was as fortunate, as fortunate as me
I wish I was a messenger and all the news was good
I wish I was the full moon shining off a Camaro's hood
I wish I was an alien at home behind the sun
I wish I was the souvenir you kept your house key on
I wish I was the pedal brake that you depended on
I wish I was the verb 'to trust' and never let you down
I wish I was a radio song, the one that you turned up
I wish...
I wish...

E depois de conhecermos os desejos mais íntimos do Vedder...resta ouvirmos uma pequena surpresa do mesmo...Começa assim com a voz no meio do nada:
"I can't believe...I can't believe..."
E tudo pára...e a voz de Eddie Vedder ganha um poder e uma magia que nunca antes teve...as vozes do público calam-se e o momento é dele...o palco escurece e só se vê o seu vulto..
"And it feels so real, I can feel it!
And it tastes so real, I can teste it!
And it sound so real, I can hear it!
And it is so real, I can be it...."
BUT WHY....
Why can't I touch it??"

Pede ao público que repita o último verso com ele "I know You want to", diz ele...então ouve-se a voz de Vedder lá no fundo e o público parte tudo..."but why...can't I touch it??". E termina com o vocalista dos Pearl Jam numa afirmaçao tão simples mas tao sentida.."That was so fucking beautiful..."




|